quarta-feira, 9 de setembro de 2009






FÍSICA QUÂNTICA?



A Física Quântica surgi para tentar explicar oque temos de menor na vida ou na natureza.É uma parte da Física que se diz ser não intuitiva, por isso pareçem não ser verdade , podemos usar como um bom exemplo, o planeta Terra, para nós ela pareçe ser plana , mas na verdade ela é arredondada. No nosso dia-a-dia podemos enxergar por exemplo, poeira,restos de borracha apagada, e outras coisas pequenininhas como essas, porém a Física Quântica lida com coisas muito menores que essas coisa que não podemos ver a olho nú.Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons. Ainda não sabemos se os quarks são feitos de coisas ainda menores.



Os átomos, elétrons , quarks e outra coisa tão pequena que ainda não sabemos muito sobre ela, chamada fóton, têm comportamentos bizarros de vez em quando: nunca podemos saber exatamente onde estão.



Não é por falta de instrumentos potentes, é uma lei da física, chamada Princípio da Incerteza de Heinsenberg, que diz que nunca saberemos a exata posição das coisas. Nunca saberemos onde os elétrons de um átomo estão exatamente. Nunca. É algo estranhíssimo, mas é a verdade. Há elétrons que, inclusive, somem de um lugar e reaparecem em outro, algo como um teletransporte. Não dá para ver que caminho seguiram para ir de um lugar a outro, só sabemos que eles fazem isso.
Um pouquinho mais...

2 comentários:

  1. como você vai saber, se a velocidade é alta,
    a física mecanica das particulas não estar totalmente desvendada, ela estar submetida a relatividade do tempo, particulas nassa velocidade não tem o mesmo tempo que o nosso.

    ResponderExcluir