segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Paradoxo dos Gêmeos


Thiego e Pedro são gêmeos idênticos. Pedro viaja a alta velocidade até um planeta além do sistema solar e retorna, enquanto Thiego fica na Terra. Quando os dois se reúnem, qual é o mais velho? Ou ambos tem a mesma idade?
A resposta certa é que Thiego, o gêmeo mais sedentário, será mais velho. O problema é um paradoxo em virtude do papel, aparentemente simétrico jogado pelos gêmeos na questão, e do resultado assimétrico pertinente ao envelhecimento de um deles. O paradoxo se resolve quando se observa a assimetria dos papéis dos gêmeos. Precisamente, enquanto Thiego permanece na Terra num único referencial inercial o movimento de Pedro é acelerado: de zero à velocidade no início, de à na meia-volta e de à zero no fim.
Para fixar as idéias, vamos supor e a distância a percorrer medida por Thiego é anos-luz (1 ano-luz = distância percorrida pela luz em 1 ano = 1 ano ).
Fácil analisar o problema do ponto de vista de Thiego, na Terra. De acordo com o relógio de Thiego, Pedro viaja na ida durante um intervalo de tempo anos e na volta durante um intervalo de tempo igual. Então Thiego é 20 anos mais velho, quando Pedro retorna.
No referencial , ligado ao foquete na ida, o intervalo de tempo entre o instante da partida de Pedro da Terra e o instante de sua chegada no planeta P, é menor em virtude de ser o intervalo de tempo próprio.
Uma vez que o tempo da viagem de retorno é o mesmo, Pedro terá registrado 12 anos para a viagem de ida e volta e será 8 anos mais jovem que Thiego ao chegar a Terra.
O caso dos gêmeos descrito acima não é muito realista pela velocidade envolvida. O caso que será descrito agora é parecido ao dos gêmeos ,mas é uma experiência real.







quarta-feira, 9 de setembro de 2009






FÍSICA QUÂNTICA?



A Física Quântica surgi para tentar explicar oque temos de menor na vida ou na natureza.É uma parte da Física que se diz ser não intuitiva, por isso pareçem não ser verdade , podemos usar como um bom exemplo, o planeta Terra, para nós ela pareçe ser plana , mas na verdade ela é arredondada. No nosso dia-a-dia podemos enxergar por exemplo, poeira,restos de borracha apagada, e outras coisas pequenininhas como essas, porém a Física Quântica lida com coisas muito menores que essas coisa que não podemos ver a olho nú.Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons. Ainda não sabemos se os quarks são feitos de coisas ainda menores.



Os átomos, elétrons , quarks e outra coisa tão pequena que ainda não sabemos muito sobre ela, chamada fóton, têm comportamentos bizarros de vez em quando: nunca podemos saber exatamente onde estão.



Não é por falta de instrumentos potentes, é uma lei da física, chamada Princípio da Incerteza de Heinsenberg, que diz que nunca saberemos a exata posição das coisas. Nunca saberemos onde os elétrons de um átomo estão exatamente. Nunca. É algo estranhíssimo, mas é a verdade. Há elétrons que, inclusive, somem de um lugar e reaparecem em outro, algo como um teletransporte. Não dá para ver que caminho seguiram para ir de um lugar a outro, só sabemos que eles fazem isso.
Um pouquinho mais...