segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Paradoxo dos Gêmeos


Thiego e Pedro são gêmeos idênticos. Pedro viaja a alta velocidade até um planeta além do sistema solar e retorna, enquanto Thiego fica na Terra. Quando os dois se reúnem, qual é o mais velho? Ou ambos tem a mesma idade?
A resposta certa é que Thiego, o gêmeo mais sedentário, será mais velho. O problema é um paradoxo em virtude do papel, aparentemente simétrico jogado pelos gêmeos na questão, e do resultado assimétrico pertinente ao envelhecimento de um deles. O paradoxo se resolve quando se observa a assimetria dos papéis dos gêmeos. Precisamente, enquanto Thiego permanece na Terra num único referencial inercial o movimento de Pedro é acelerado: de zero à velocidade no início, de à na meia-volta e de à zero no fim.
Para fixar as idéias, vamos supor e a distância a percorrer medida por Thiego é anos-luz (1 ano-luz = distância percorrida pela luz em 1 ano = 1 ano ).
Fácil analisar o problema do ponto de vista de Thiego, na Terra. De acordo com o relógio de Thiego, Pedro viaja na ida durante um intervalo de tempo anos e na volta durante um intervalo de tempo igual. Então Thiego é 20 anos mais velho, quando Pedro retorna.
No referencial , ligado ao foquete na ida, o intervalo de tempo entre o instante da partida de Pedro da Terra e o instante de sua chegada no planeta P, é menor em virtude de ser o intervalo de tempo próprio.
Uma vez que o tempo da viagem de retorno é o mesmo, Pedro terá registrado 12 anos para a viagem de ida e volta e será 8 anos mais jovem que Thiego ao chegar a Terra.
O caso dos gêmeos descrito acima não é muito realista pela velocidade envolvida. O caso que será descrito agora é parecido ao dos gêmeos ,mas é uma experiência real.







Nenhum comentário:

Postar um comentário